quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Novela também é cultura

Estou fascinada pela cultura indiana
Já era fascinada por todos aqueles deuses, ioga, o tal rio que eles jogam as cinzas dos mortos e se banham ... E eu que não era muito noveleira, agora só assisto pra saber mais sobre o assunto.
O casamento hindu por exemplo.
Primeiro, os noivos precisam ser de castas parecidas. Se um deles for "intocável", só pode casar com alguém dessa mesma classe. Os intocáveis fazem parte da casta mais baixa da sociedade.
E quem escolhe a noiva é a familia do moço. Noiva escolhida, é feita uma pesquisa na família da felizarda onde todos os antepassados são levantados para ver se o casamento entre 0s dois realmente vale a pena. Depois disso, o pai do noivo negocia o dote da moça, ou seja, pede uma graninha pra casar o filho. Fechado o acordo do dote, o sacerdote então faz o horóscopo dos dois e vê se eles são compatíveis - e tem quem diga que horóscopo é uma bobagem, na Índia as pessoas não se casam se uma for de aquário e a outra de escorpião !
E - agora aquilo que mais me chamou atenção - pelo mesmo horóscopo o tal sacerdote pode saber se a moça será feliz, se o casamento será bom ou ruim etc. Uma das coisas que pode dar errado é qdo o sacerdote descobre que um dos noivos é "manglik", ou seja, ele descobre que a pessoa tem uma maldição onde nunca poderá fazer seu marido ou esposa feliz no amor. Como nem tudo está perdido no reino de Brahma, se isso acontece, o sacerdote propõe um casamento com algum bichinho ou árvore, assim a maldição é quebrada.
Então as familias, juntamente com o sacerdote, escolhem uma data, sempre com o apoio do horóscopo, e todos são felizes para sempre.
Isso tudo me deixou meio esquisita.
Me fez pensar em vários acontecimentos da minha vida.
Algumas vezes eu tentei ter alguém de casta diferente. Me dei mal.
Outras vezes, os signos não eram parecidos.
Lembro de outros casos que meu pai jamais teria um dote a altura para oferecer
E o mais chocante me passou pela cabeça ... SERÁ QUE SOU UMA MANGLIK ?
Por isso, antes de tentar qualquer coisa, eu tomei uma decisão:

EU VOU CASAR COM A ÁRVORE

***

2 comentários:

Núbia Tavares disse...

Ridíiiiiiiiiiiiiiiiicula!!!

biancasbc disse...

Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii...mto criativo!!!!