quarta-feira, 20 de abril de 2011

Aprendendo a dietar

Quando eu era adolescente, me irritava com todo mundo me chamando de Oliva Palito, capa de guarda-chuva e filé de borboleta. Confesso que eu era magrela e esguia. E achava que aquilo era o fim do mundo. Cheguei a comprar suplementos alimentares, vitaminas e me entupia de hamburger e milk shake, só pra ter uma coxa um pouco mais grossa. 
O tempo passou, engravidei, engordei 20 quilos e como um passe de mágica eles sumiram sem eu perceber em exatos dois anos. Que sorte, você deve estar pensando. Negativo. Essa vida me fez ver que eu não precisava fazer qualquer tipo de restrição. Mas o tempo passa, o metabolismo muda, você continua comendo como antes e aquele sorvete cheio de calda  que você comeu no almoço acaba instalado nas suas ancas.
E foi assim que eu percebi que precisava fazer dieta. Uma palavra totalmente desconhecida para mim. Fiquei viciada em revistas de boa forma, o suplemento alimentar foi trocado pela farinha humana e a dupla hamburger e milkshake por saladinha de agrião e tomate com um grelhadinho.
E quem disse que eu consegui perder uma grama? E quem disse que eu gosto de salada? Se alface com cenoura fosse realmente a última maravilha do mundo, teria um rodizio de salada em cada esquina. O povo ia ganhar milhões com isso. E o famoso grelhado ? Tem coisa mais sem graça que peito de frango ? 
Me falam para trocar o chocolate por uma gelatina. Que delicia, não ? Aquilo parece água saborizada em estado desconhecido - não é sólida, liquida ou gasosa. Frutinhas ? Como comer um fatia de melão pensando naquele pudim de leite condensado da mesa do lado ?
E o pão integral ? Me sinto comendo um grande pedaço de isopor.
Queijo branco ? Tem tanto gosto quanto lamber o pé da mesa.
Iogurte? Só com um quilo de açucar.
Leite desnatado? Parece água suja.
Refrigentes light e zero ?  Não consigo pensar em outra palavra a não ser esquisito
Adoçante ? Sério, precisa comentar? Aquilo fica na sua boca até a próxima maldita refeição.
Sua vida social vai virando um inferno. Você é convidada para jantar e no primeiro encontro já é obrigada a pedir uma ceasar salad sem croutons e parmesão. Sim, por que o cara te chama para sair num dia de semana normal, nunca no fim de semana, quando pode conhecer alguém mais interessante na balada. E pizza, risoto, mousse de chocolate só estão liberados na TPM ou na escapada de sábado.
O que é saudável, normalmente não é gostoso. Só é gostoso se você coloca um molho cheio de calorias em cima ou combina com doce de leite. Parece uma grande hipocrisia da minha parte, existem pessoas com o peso muito mais acima que o meu. Mas na verdade elas cresceram sabendo que não podiam comer tudo o que queriam. Estão acostumadas a isso. Eu fui obrigada a aprender mais velha. E essa é a grande ironia da vida. A vingança das gordinhas que estudavam comigo na sétima série. Se eu soubesse disso tudo com 17 anos, jamais tomaria aqueles suplementos. Aposto que eles ainda estão escondidos no meu culote.
  

Nenhum comentário: